Como lidar com os primeiros dias da criança na escolinha

Sabemos que nunca é muito fácil os primeiros dias para a criança na escolinha. Mas, além disso, é muitas vezes complicado para os próprios pais lidarem com a separação da criança nos primeiros momentos de distância. Às vezes, o costume de estar sempre junto e a dependência que os filhos criam, pode causar até uma certa tristeza no momento em que eles precisam começar a ficar sozinho em uma escola de educação infantil.

Para lidar com essas dificuldades, existem alguns passos que podem ser seguidos para que você se prepare para o momento de separação entre vocês e seja uma situação de crescimento.

Se prepare

Esse momento, por mais preparação que se tenha, nunca é fácil. Por isso, é importante de, além de conversar com seu filho sobre a importância para ele, vá se preparando para saber que algumas horas do dia o seu filho não estará com você. Isso será importante para a sua preparação e para que ele possa se desenvolver, brincar com outras crianças e crescer.

Tenha segurança

Por mais difícil que seja, é importante que nesse momento você seja firme e não hesite na hora de deixar o seu filho na escolinha pela primeira vez. Muitas vezes a criança chora, pede para ir embora e, caso ela seja muito pequena, pode sentir a sua insegurança. Portanto, passe segurança e deixe claro a importância desse momento para ela, assim, você também passará por isso com mais tranquilidade.

Se distraia

Muitas vezes, podem surgir algumas preocupações e questionamentos em relação a como está o seu filho na sua adaptação da escola. É importante que você se distraia desses pensamentos. Aproveite o tempo livre para fazer outras coisas e pensar que é um momento importante de crescimento e desenvolvimento para a criança.

Participe!

Além da participação da criança nas atividades escolares, existem outros momentos para que os pais também participem. A interação entre os pais e a escola também é importante para o desenvolvimento da criança. Desta forma, você também sente que faz parte deste momento importante da vida do seu filho e o sentimento de saudade diminui.